Divulgação Científica

A equipe do laboratório de Hidrobiologia do Instituto de Biologia da UFRJ vem se dedicando à produção de materiais voltados à divulgação científica e à especialização nesse tema

Já produzimos uma cartilha educativa, um documentário e um jogo sobre a Baía de Guanabara (financiado pela FAPERJ). Além disso, foi produzido um kit portátil de análise de água que está sob pedido de patente no INPI como Modelo de Utilidade. A equipe também elaborou um kit para explicação dos efeitos do aquecimento global nos oceanos.


Além disso, a equipe também tem participado de atividades de educação, tanto em escolas quanto em eventos de divulgação científica, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a Pop Ciência na Rio +20.

A ênfase de nosso trabalho está na Baía de Guanabara e na questão da análise de água. Para isso, realizamos a atividade "Baía de Guanabara como tema gerador de atividades sobre o estudo da água e cenário de desenvolvimento", que possui como objetivos ampliar os conhecimentos da população sobre a Baía de Guanabara e, com isso, desenvolver atitudes de preservação desse ambiente.


Além da Baía de Guanabara, também trabalhamos com a questão das mudanças climáticas e acidificação dos oceanos. Para isso, realizamos a atividade "Mudanças climáticas e acidificação dos oceanos: será que temos algo a ver com isso?".



FOTOS

FILMAGENS
Analise de Água

Vídeo de um dia de análise de água no laboratório pelos alunos da E.M. Mauro de Castro após o trabalho de campo nos rios Meriti e Sarapuí (Duque de Caxias). Editado por Carolina Belo.

 


CONTATO

Visita as Escolas, caso você deseje nossa colaboração, entre em contato abaixo

Laboratório de Hidrobiologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

icon 1Rua Professor Rodolpho Rocco, Prédio do CCS, Bloco A, Sala A1-71 - Rio de Janeiro- RJ

icon 2+55 21 3938 6303

icon 3www.biologia.ufrj/hidrobiologia/labs/divulgacao/

foxyform
icon
“Não é a terra que é frágil. Nós é que somos frágeis. A natureza tem resistido a catástrofes muito piores do que as que produzimos. Nada do que fazemos destruirá a natureza. Mas podemos facilmente nos destruir.”